Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CARGA VIRAL < 15UI/ml NA SEMANA 4


Carga viral menor de 15 UI/ml na semana 4 é altamente preditiva da possibilidade de cura nos infectados com os genótipos 2 e 3 da hepatite C

Resultados finais do estudo POTENTE realizado no Brasil


O tratamento padrão dos infectados com os genótipos 2 e 3 da hepatite C continua a ser o interferon peguilado e a ribavirina. A Resposta Virológica Rápida - RVR, que é quando na semana 4 do tratamento o vírus se encontra indetectável, é o sinal da possibilidade de um maior sucesso com o tratamento. 

O estudo POTENTE realizado no Brasil explorou de forma prospectiva os fatores preditivos da RVR entre um grande número de pacientes infectados com os genótipos 2 e 3 para determinar qual o valor preditivo da RVR para conseguir a cura da doença. Todos os pacientes foram tratados com interferon peguilado alfa-2a e ribavirina durante 24 semanas. Os pacientes que não alcançaram a RVR na semana 4 do tratamento foram divididos para receber tratamento com duração de 24 ou 48 semanas, incluídos em um novo estudo denominado NCORE. A RVR na semana 4 foi definida como quando o vírus se encontra indetectável se estiver abaixo das 15 UI/ml, determinado pelo teste COBAS Roche ® AmpliPrep / COBAS TaqMan ® HCV. 

Um total de 262 pacientes foi incluído no estudo, 25% deles apresentavam cirrose ou transição para cirrose. A carga viral média era de 6,55 log. Todos os pacientes receberam semanalmente uma dose de interferon peguilado alfa-2a e ribavirina conforme o peso, em dosagem de 800, 1.000 ou 1.200 mcg/dia. 

Um total de 57% dos pacientes obteve a RVR na semana 4 do tratamento. Entre os pacientes que se encontravam indetectáveis na semana 4 (RVR), 85% deles resultaram curados (resposta sustentada seis meses após o final do tratamento). 

Os efeitos colaterais de maior frequência que aconteceram nos pacientes foram dor de cabeça em 26% dos pacientes, febre (temperatura acima dos 36 a 37,4 °C) em 20% dos pacientes, cansaço generalizado e falta de energia em 16% dos pacientes, dores musculares em 16%, e diminuição do apetite em 16% dos pacientes. Em 5% dos pacientes aconteceram efeitos adversos mais graves. Em geral o tratamento foi bem tolerado. 

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
HCV RNA menor de 15 UI/ml at week 4 is highly predictive of SVR among HCV G2/3 patients receiving peginterferon alfa-2a/RBV: Final results from POTENTE study - H. Cheinquer, C.G.d.F. Mendes, M.P.J.S. Lima, M.L. Ferraz, E.R. Parise, F. Ruiz, F.L. Gonçales Jr., T. Reuter, M.C. Mendes-Corrêa, A. Ferreira, F.S.B. de Araújo, M.A. Costa, A.D.L.C. Martinelli, E.G. Marins - EASL 2012 - Abstract 1098 


Carlos Varaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário