Powered By Blogger

domingo, 8 de abril de 2012

REGISTRO DE EFEITOS COLATERAIS E ADVERSOS NO TRATAMENTO COM TELAPREVIR OU BOCEPREVIR




Registro de efeitos colaterais e adversos no tratamento com Telaprevir ou Boceprevir


O Grupo Otimismo está criando um e-mail especifico para que os pacientes que estejam em tratamento da hepatite C utilizando um dos inibidores de proteases Boceprevir (Victrelis) ou Telaprevir (Incivek ou Incivo) possam relatar os efeitos colaterais e adversos que acontecem, observados pelos próprios pacientes. 

É de fundamental importância tal tipo de relato para conhecer a verdadeira segurança dos medicamentos. Os dados serão totalizados e mantidos em total sigilo. Em caso de publicação, alertas ou denuncias somente a totalização dos casos serão mostrados, mantendo nomes e e-mails daqueles que enviarão as informações em total sigilo. 

O Boceprevir (Victrelis) e o Telaprevir (Incivek ou Incivo) apresentam novos efeitos adversos e colaterais, muitos deles ainda desconhecidos e diferentes dos observados nos ensaios clínicos. Quando utilizados nas mais diversas situações em grande número de pacientes ou por médicos não suficientemente preparados para um correto acompanhamento, situações inesperadas poderão suceder. 

Os inibidores de proteases são excelentes medicamentos e chegam para provocar uma revolução no tratamento da hepatite C duplicando a possibilidade de cura, mas se por imprudência do paciente, falta de conhecimento do médico, mau manejo dos efeitos adversos ou, por falta de acompanhamento por uma equipe multidisciplinar problemas graves acontecerem, corremos o perigo de serem retirados do mercado. Deus nos livre de provocarem mortes! 

Por isso, passa a ser importante que todos aqueles que venham a realizar tratamento utilizando um dos novos medicamentos relatem o que está acontecendo no organismo. 

O endereço de e-mail para relatar efeitos adversos e colaterais que acontecem em pacientes em tratamento com os novos medicamentos é o seguinte: relatos@hepato.com 

Se observarmos um quadro grave de efeitos adversos, quem relatar a ocorrência será imediatamente alertado por e-mail. 


O porquê da necessidade do paciente relatar o que acontece durante o tratamento?


Está sendo vergonhoso, alarmante e preocupante o que está acontecendo com as próteses de silicone. A ANVISA recebeu 39 queixas de ruptura dos implantes e 55 de outros efeitos adversos. Em todos os casos as reclamações vieram de pacientes. Não houve uma só notificação de médicos, mesmo quando antes de reclamar na ANVISA as pacientes reclamaram com o médico. Pior, a ANVISA não tomou nenhuma providencia sobre as queixas dos pacientes. 

Continua o jornalista Elio Gaspari relatando que a ANVISA recebe anualmente 650.000 queixas de pacientes e apenas 200 notificações de profissionais, 

Vemos então que a vigilância sobre problemas causados por medicamentos deve a cada dia passar a ser exercida pelos próprios pacientes, com maior participação no controle de seu tratamento. 

Carlos Varaldo

3 comentários:

  1. Só tenho que elogiar o TELAPREVIR. era portador da hepatite C co 36.614.000 de virus e ha 8 anos esperei por esta DROGA, comecei o cruel tratamento e com 30 dias tinha zerado o virus.
    O tratamento é pesado, mais ~´e suportavel. Aconselho a todos os pacientes que estão em tratamento, levantar a cabeça e seguir em frente.
    SE AJUDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em apenas 30 dias? muito bom parabéns, comecei faz uma semana, por incrível que pareça não senti muita coisa, apenas uma febre leve que resolvi com uma aspirina e um pouco descanso, jogo futebol e faço academia todos os dias, talvez isso ajude.

      Excluir
  2. Estou a 08 semanas tomando telaprevir com 04 semanas fiz uma carga viral que caiu 90% a pior reação que sinto e a sensação de pinicamento pelo corpo , horrível, as vezes levanto de madrugada pra tomar banho frio, mas na expectativa e esperança que na 12ª faço nova carga viral e que a mesma esteja indetectável!

    ResponderExcluir